Durante o mês de Novembro, desenvolvemos aqui na
escola o projeto “Pequeno Cientista”
Observamos em nossas crianças um grande interesse e curiosidade em
atividades e situações que envolviam exploração dos elementos naturais (água,
chuva, terra...) dentre outros e como se surpreendiam diante das reações às
misturas de elementos, causando um conjunto de fenômenos naturais ou físicos
que geravam indagações e até algumas manifestações (hipóteses interpretativas)
Ao observar e refletir sobre estas situações
constatamos a grande necessidade que as crianças têm não só em agir sobre os
elementos, mas observar as reações que causam quando eles se misturam ou sofrem
alguma intervenção. É realmente um momento mágico, de descobertas, que nos fez
sentir a necessidade e desejo de elaborar um projeto onde pudéssemos adentrar
pelo universo das ciências.
Objetivos:
★ Estimular a elaboração de hipóteses das crianças, desenvolver e aguçar a curiosidade.
★ Validar e quantificar o que muitos deles já observaram.
★ Por meio das experiências, as crianças vivenciarem a conservação do meio ambiente.
★ Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades.
★ Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação.
Desenvolvimento:
Cada professora escolheu uma experiência científica, apropriada para a
faixa etária dos alunos, e desenvolveu a mesma em sala de aula. Todos os eixos
e áreas de conhecimento foram explorados envolvendo ao máximo a criança nesse
processo. Na culminância os alunos apresentaram a experiência para colegas da
escola, e explicaram, com sua linguagem própria, como tudo aconteceu. Foram
confeccionados também cartazes com as experiências que ficaram expostos na
escola.
Detonador
do Projeto: Vídeo “Sid o pequeno
Cientista”- cada professora trabalhou com o vídeo em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário