terça-feira, 9 de julho de 2013

PROJETO SEMEANDO VIDA



   Com este projeto, buscamos proporcionar aos nossos alunos o conhecimento e a conscientização acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável.
 Entre 17/06 e 05/07/13, foram realizadas atividades que envolveram o plantio, cuidado e observação de plantas, o contato com pequenos animais, a confecção de trabalhos artísticos com material reciclável. Tudo isso para que as crianças pudessem incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente nas pequenas atitudes.
   O “detonador” do nosso projeto foi o vídeo da Turma da Mônica, “Um plano para salvar o planeta”, que foi exibido para todas as turmas no dia 17/06.




   Uma das nossas  atividades foi a construção de uma horta suspensa com garrafas PET, sob os cuidados de cada turminha.















   Para incrementar o nosso espaço, plantamos algumas árvores frutíferas no nosso pequeno pomar que, futuramente, será de  grande utilidade para nossa escola.















   Como atividade rotineira, nossos alunos passaram a observar a germinação e o crescimento das plantinhas, realizando comparações, criando hipóteses e demonstrando atitudes de investigação.




   Nossas crianças participaram de atividades artísticas envolvendo a construção de objetos com material reciclável, explorando materiais diversos.









   No dia 04/07 realizamos o "Zoológico na escola", contando com a presença de alguns visitantes especiais, que trouxeram mais curiosidade e enriqueceram as experiências dos alunos do C.E.I.M "Tia Mirinha".

















   A culminância do Projeto "Semeando Vida", no dia 05/07/13, contou com a participação dos pais que vieram prestigiar a exposição dos trabalhos confeccionados com material reciclável, que depois foram levados para casa.
    Essa galerinha tem muito a nos ensinar!



































   Uma das atividades propostas foi a construção de um jardim de pneus, que brevemente terá suas fotos postadas aqui.